ÍNDICE
- INTRODUÇÃO
- COMO CRIAR O FLUXO DE ASSINATURAS
- ACOMPANHAMENTO DAS ASSINATURAS E REALIZAÇÃO DAS VIDEOCONFERÊNCIAS
- TRASLADO
INTRODUÇÃO
O Fluxo de Assinaturas é o módulo da plataforma e-notariado, homologado pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça, para a realização de atos notariais eletrônicos, conforme previsto no Provimento CNJ 149/2023.
Para acessar as explicações gerais dos atos notariais eletrônicos, acesse esse link AQUI.
Acesse AQUI para assistir as lives da solução, além do e-learning nesse link AQUI.
COMO CRIAR O FLUXO DE ASSINATURAS
Os procedimentos abaixo são de uso exclusivo dos tabelionatos de notas ou registros civis que realizam atos notariais.
- Acesse www.e-notariado.org.br e efetue o acesso ao sistema com seu certificado digital.
- Clique em Fluxo de Assinaturas no menu CNB Online.  
- Clique em Novo Documento 
- Selecione Ato Protocolar  
- Anexe seu ato notarial em formato PDF/A. Para isto, clique no sinal de mais “+” ou arraste o documento na área correspondente.  
- Selecione o Tipo de Documento conforme o ato que está realizando.  
- Informe a data da lavratura do ato, o número do protocolo de seu sistema de cartório e confirme se o ato será híbrido, ou seja, se haverá assinaturas físicas e digitais no mesmo documento. Pode-se também selecionar uma pasta específica para efeito de organização dos fluxos criados no sistema. Observação: para criar Pastas consulte o capítulo correspondente à Outras Configurações. Observação: para criar Pastas consulte o capítulo correspondente à Outras Configurações.
- Caso o ato notarial refira-se a imóveis, ative o seletor Local dos imóveis e confirme a ciência do conteúdo apresentado.  
- Conforme o tipo de atoselecionado, aparecerão dados para preenchimento diferentes nessa área:Tipo de Ato Localização dos imóveis / 
 constatação dos fatosLocalização das partes Escritura Indicar se a escritura tem imóvel e caso afirmativo, informar a(s) UF, Cidade(s) e quantidade de imóveis informados dessa cidade. Informar a(s) UF e Cidade(s) de domicílio dos adquirentes, além do número de adquirentes da respectiva cidade. Procuração Indicar se a escritura tem imóvel e caso afirmativo, informar a(s) UF, Cidade(s) e quantidade de imóveis informados dessa cidade. Informar a(s) UF e Cidade(s) de domicílio dos outorgantes, além do número de outorgantes da respectiva cidade. Ata Notarial Informar a(s) UF e Cidade(s) de do(s) local(is) de constatação dos fatos. Informar a(s) UF e Cidade(s) de domicílio dos requerentes, além do número de requerentes da respectiva cidade. 
 ESCRITURA 
 PROCURAÇÃO 
 ATA NOTARIAL 
- Preencha os dados dos participantes do fluxo, informando o perfil, nome, CPF e e-mail. Clique em + para adicionar mais participantes.
 Obs.: na lista de participantes devem ser incluídos todos os clientes que assinarão digitalmente, além dos notários necessários (escreventes, substituto e/ou titular), 
 O participante poderá ser um dos seguintes perfis:Perfil Descrição Signatário Quem assina digitalmente o documento. Obs.: para assinar não faz login no sistema Aprovador Somente aprova o conteúdo do documento. Caso de uso: advogado que aprova antes dos procuradores da empresa. Observador Apenas consulta o fluxo (usuário do cartório) ou recebe as notificações 1 signatário de vários Caso de uso: empresas com vários procuradores, todos recebem a notificação, mas apenas um assinando já é suficiente para avançar o fluxo 2 signatários de vários Caso de uso: empresas com vários procuradores, todos recebem a notificação, mas apenas dois assinando já é suficiente para avançar o fluxo 
- Para modificar o perfil do participante do fluxo, clique no símbolo do lápis. Selecione o perfil desejado e clicar no símbolo de confirmar. Selecione o perfil desejado e clicar no símbolo de confirmar. 
- Poderá confirmar os dados de cada participante no CCN - Cadastro Único de Clientes do Notariado (Identificação de Pessoas). Para isto, clique em Ver cadastro no CCN.
 Caso o participante não esteja cadastrado no CCN, efetue o cadastramento da pessoa neste módulo. Clique sobre o nome da pessoa Clique sobre o nome da pessoa O cadastro será apresentado para verificação O cadastro será apresentado para verificação 
- Selecione o seletor Posicionar assinatura em todos os participantes e clique em Escolher posição. 
- Vá até a última página do documento e clique na área do documento que deseja que cada assinatura seja posicionada.
 Alterne os participantes clicando no seletor ao lado de cada nome.
 Ao concluir, clique em Salvar. 
 Atenção: sempre que um ato for assinado digitalmente, é fundamental reservar um espaço no final do documento para que as representações de todas as assinaturas fiquem posicionadas adequadamente, sem sobrepor com o conteúdo do ato. Este ajuste deve ser feito no sistema de gestão de cartório antes de lavrar o ato.
- Na área Ordem das Ações, você poderá alterar a ordem das assinaturas ou mesmo agrupar para que seja em paralelo.
 Para alterar a ordem sequencial, arraste um dos participantes para a área pontilhada “Arraste aqui para adicionar uma etapa”.
 Por outro lado, se desejar que as assinaturas sejam em paralelo, arraste sobre o nome de outra pessoa.
 Para arrastar, clique com o botão esquerdo do mouse sobre um dos participantes e mantenha pressionado. Para as assinaturas em paralelo, os participantes selecionados ficarão em uma única etapa Para as assinaturas em paralelo, os participantes selecionados ficarão em uma única etapa É possível ter os dois cenários no mesmo fluxo, por exemplo, clientes assinando em paralelo na etapa 1 e depois o notário assinando em seguida sequencial como a etapa 2. É possível ter os dois cenários no mesmo fluxo, por exemplo, clientes assinando em paralelo na etapa 1 e depois o notário assinando em seguida sequencial como a etapa 2.
 Há também o seletor que desabilita o modo sequencial para todos os participantes.  
- Quando concluir toda a configuração do fluxo e desejar iniciar a coleta das assinaturas digitais, além da realização da videoconferência, clique em Enviar. 
ACOMPANHAMENTO DAS ASSINATURAS E REALIZAÇÃO DAS VIDEOCONFERÊNCIAS
- Após o envio, o administrador do fluxo poderá acompanhar todo o andamento do processo. Na Ordem da Ações, indicará o status de cada assinatura digital. Se estiver pendente, indica que o signatário recebeu o e-mail de notificação, mas ainda não assinou. 
- Após disparar o fluxo de assinaturas, será apresentada a opção para videoconferência. Consulte o link aqui para conhecer as funcionalidades da videoconferência. 
 Para maiores esclarecimentos das funcionalidades da videoconferência e-Notariado e Zoom, acesse os links abaixo:
 - Videconferência e-Notariado
 - Videoconferência Zoom
- Se precisar modificar o fluxo após disparar, clique no “lápis” da área Ordem das Ações. 
- Poderá acrescentar ou excluir participantes, alterar a ordem ou o e-mail de cada participante para as notificações. Após alterar, clique no símbolo de confirmação ("tique") localizado no topo desta área.  
- Ao clicar no sinal de “refresh”, poderá confirmar que a assinatura foi realizada. 
- Após todos os participantes assinarem, o notário poderá baixar os documentos assinados.
 Clique na seta abaixo da imagem do PDF  
 Poderá baixar:- Arquivo assinado: é a versão para a comprovação jurídica das assinaturas digitais e é essencial que seja preservado pelos cartórios. 
- versão para impressão: para imprimir com a representação das assinaturas e QR Code de verificação. Em cada folha do documento é apresentado um rodapé informando os signatários  E na última página, é acrescentado o manifesto das assinaturas, com o QrCode e link para validação do documento.  
- Etiquetas de assinatura: que poderá ser utilizada para os casos híbridos de atos assinados fisicamente por algumas partes e digitalmente por outras. As etiquetas são a representação gráficas das assinaturas digitais e podem ser anexadas ou adesivada ao ato em meio físico. Consulte a regulamentação de seu estado para este procedimento. 
- Arquivo original: é o que foi anexado originalmente pelo administrador do fluxo
 
- Arquivo assinado: é a versão para a comprovação jurídica das assinaturas digitais e é essencial que seja preservado pelos cartórios.
TRASLADO
- O notário deverá concluir o processo anexando e assinando digitalmente o Traslado. Para isto, clique em Concluir Traslado. 
 
- Anexe o traslado na área correspondente e clique em Continuar   
- Posicione a representação da assinatura digital no documento e clique em Continuar  
- Selecione seu certificado digital ICP-Brasil  
 Clique em assinar 
- Informe o PIN de seu certificado digital   
- Após assinar, poderá clique em Enviar.  
 
- O fluxo assim é concluído. Poderá baixar o traslado assinado na área de Ordem das Ações.  
 
- A qualquer momento, poderá consultar todos os documentos já assinados e em andamento na plataforma. Para isto, acesse a opção Documentos e selecione o status desejado. 
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo