ÍNDICE
- Introdução
- Iniciar procedimentos de rescisão
- Rescisão iniciada - prazo para pagamento pelo comprador
- Não pagamento pelo comprador após rescisão iniciada
- Controle de posse do imóvel
- Rescisão iniciada - prazo para pagamento pelo comprador
Introdução
Este material é dedicado ao cenário do inadimplemento. Para a melhor compreensão da plataforma, observa-se agora as possíveis consequências a partir da tomada de decisão do vendedor, entre exigir o pagamento de parcela atrasado ou iniciar o procedimento de rescisão. Os itens abaixo explicarão com mais detalhamento esses procedimentos.
Procedimento de concessão da possibilidade de pagamento;
Por meio desse procedimento, o vendedor concede ao comprador a possibilidade de pagamento das(s) parcela(s) atrasada(s). A opção por esse ciclo tem a finalidade de conceder uma comodidade, tendo em vista que, em regra o não pagamento decorre de circunstâncias cotidianas e não da efetiva impossibilidade de saldar a dívida ou, ainda, a intenção dolosa de não pagamento.
Quando o vendedor faz a opção para conceder ao comprador a possibilidade de pagamento, o sistema gerará um e-mail informando o comprador da opção ativada pelo vendedor, no qual aparecerá a eventual dispensa do pagamento de multa no prazo limite informado na smart escritura.
O comprador então acessará sua Wallet para realizar o pagamento da(s) parcela(s) vencida(s), nos termos concedidos pelo vendedor, ou seja, com ou sem multa. Nesse momento, o comprador pode realizar o pagamento, deixar de pagar ou confessar que não tem condições para adimplir a obrigação.
Se o comprador realizar o pagamento, voltará a condição de adimplência e a plataforma volta a gerir as demais parcelas normalmente.
Se o comprador deixar de pagar ou confessar a impossibilidade de pagamento, essa informação será comunicada ao vendedor para que tome ação subsequente. Nesses casos o vendedor poderá novamente acionar uma tentativa de concessão de possibilidade de pagamento ou passar para o procedimento de rescisão do contrato, especialmente quando o comprador declara a impossibilidade de pagamento.
Em todas essas circunstâncias o comprador recebe um e-mail confirmando a sua tomada de ação, seja para que continue como adimplente, no caso de ter realizado o pagamento atrasado, seja para que fique informado de que o vendedor tomará ação subsequente ao não pagamento ou a confissão de impossibilidade de pagamento.
Procedimento de rescisão do negócio jurídico
Mecanismo que o vendedor pode acionar caso o comprador se torne insolvente. A inadimplência para rescisão do negócio jurídico pode ser de uma ou mais parcelas, pois o procedimento oportunizará ao comprador a possibilidade de saldar a dívida dentro dos prazos legais. Denomina-se de procedimento de rescisão do negócio jurídico, pois a insolvência é apurada de imediato pelo vendedor pelo não pagamento de uma parcela, ou seja, a simples falta de pagamento implica de imediato na incidência de multas e encargos.
A utilização do procedimento de rescisão do negócio jurídico é a opção mais gravosa utilizada pelo vendedor a partir da informação de inadimplência.
Vale destacar aqui que o procedimento de rescisão decorre da conformação jurídica negocial da escritura pública, que traz a cláusula resolutiva expressa, somada a concordância das partes de utilização da plataforma do e-Notariado, e dos mecanismos de comunicação eletrônica, bem como auto execução programada.
Por se tratar do momento mais drástico, tendo em vista que o negócio poderá ser desfeito por descumprimento contratual, é importante compreender detalhadamente cada passo e como as cláusulas contratuais têm efeito automático.
Primeiramente é fundamente entender que, após receber o e-mail citado em que o vendedor tem ciência da inadimplência, ou ainda, se cientificado dentro do procedimento de possibilidade de pagamento de que o comprador confessou a impossibilidade de pagar, ou, ainda, mesmo com a oportunidade de pagar, manteve-se inadimplente, o vendedor acessará sua wallet e poderá optar pelo início do processo de rescisão.
Para conhecer os conceitos gerais da Smart Escritura e todas as outras funcionalidades, acesse o índice de documentação nesse link AQUI
Iniciar procedimentos de rescisão
Caso todas as possibilidades de resolver as pendências de pagamento em atraso do comprador não surtam efeito, o vendedor poderá iniciar o procedimento de rescisão do contrato.
Para habilitar o processo de rescisão pelo vendedor, a smart escritura deve estar com determinados status que indiquem a falta de pagamento pelo comprador. O sistema também apresentará um alerta em tela, destacado em vermelho.
Exemplo:
No detalhe da smart escritura do vendedor apresentará o quadro de tomada de ação. Para iniciar a rescisão, deve-se clicar em Solicitar início do procedimento de rescisão.
O sistema apresentará uma prévia dos eventuais valores a serem ressarcidos ao comprador pelo vendedor. Para continuar, deve clicar em Rescindir negócio.
O sistema apresentará um termo de confirmação do início da rescisão para aceite pelo vendedor, variando o conteúdo se o há posse do imóvel ou não pré-estabelecida na Smart Escritura.
Termo sem posse prevista na Smart Escritura
Termo com posse prevista na Smart Escritura
O vendedor deverá informar se o comprador continua na posse do imóvel
Rescisão iniciada - prazo para pagamento pelo comprador
Ao confirmar o início do processo de rescisão, o status da smart escritura será alterado para "Em processo de rescisão".
Na Wallet do vendedor, o sistema apresentará os valores devidos do comprador, indicando as respectivas parcelas e o prazo limite para pagamento.
e-mail comunicando o comprador |
A solicitação para pagamento das parcelas atrasadas no processo de rescisão é um passo obrigatório, exceto se o comprador já confessou a impossibilidade de pagamento na Exigência de Pagamento. É um último recurso para o que comprador volte a ficar adimplente na smart escritura, caso contrário, haverá a efetivação da rescisão pelo vendedor.
O comprador verificará em sua Wallet que o status da smart escritura foi alterado para "Em processo de rescisão".
O comprador deverá efetuar o pagamento das parcelas em atraso até a data limite especificada. Também poderá confessar a impossibilidade de pagamento de imediato para que o vendedor efetive a rescisão da smart escritura.
Se o comprador efetuar o pagamento das parcelas atrasadas até o prazo limite informado no comunicado, a smart escritura assume o status "Ativo" e retorna à situação de adimplemento do comprador.
Não pagamento pelo comprador após rescisão iniciada
Caso o comprador confesse a impossibilidade de pagamento da smart escritura, o vendedor receberá um comunicado por e-mail para efetivar a rescisão do negócio.
Se o comprador confessar a impossibilidade de pagamento após iniciar o processo de rescisão, ou não realizar o pagamento das parcelas atrasadas até a data limite estabelecida, o status da Smart Escritura será alterado para "Inadimplemento".
Se o comprador não estiver mais na posse do imóvel, o vendedor deverá indicar na smart escritura e efetuar o ressarcimento ao comprador, caso existam valores a serem restituídos.
Controle de posse do imóvel
Se o comprador ainda estiver na posse do imóvel
Deve confirmar para efetivar o comunicado de desocupação do imóvel pelo comprador.
O status da Smart Escritura é alterado para Desocupar Imóvel.
Caso o comprador desocupe o imóvel e informe ao vendedor, deverá sinalizar a desocupação na smart escritura.
O vendedor deverá confirmar a desocupação do imóvel e proceder com o ressarcimento dos valores ao comprador, se houver.
Confirmando que o comprador restituiu a posse do imóvel, o vendedor deverá efetuar o pagamento do ressarcimento ao
Se expirar o prazo para desocupar a posse do imóvel, o status da smart escritura será alterado para "Posse não restituída"
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo