INTRODUÇÃO
O CCN - Cadastro Único de Clientes do Notariado é o cadastro nacional de pessoas físicas do e-notariado, alimentado por todos os tabeliães de notas e registradores civis que praticam atos notariais, conforme previsto no Provimento CNJ 149/2023.
A partir desse cadastro também são emitidos os certificados digitais notarizados pelos cartórios credenciados como Autoridade Notarial e efetuada a validação contra a base do DENATRAN.
PROCEDIMENTOS
- Acesse www.e-notariado.org.br com seu certificado digital e-notariado
- Selecione a opção CCN localizada no menu superior CNB Online
- Você primeiramente deverá verificar se a pessoa já está cadastrada na base do e-notariado. Para isto, poderá efetuar de três formas: pelo CPF ou pela foto ou pelas digitaisda pessoa.
- Para consultar pelo CPF, informe o número e clique em Consultar
- Para consultar pela foto, clique em Buscar por foto
Selecione se deseja habilitar a câmera ou subir um arquivo da foto da pessoa - Já para consultar pelas digitais, clique em Buscar por digitaisEfetue a coleta das digitais utilizando a aplicação de coleta biométrica.
- Após informar o CPF ou a foto ou a coleta das digitais da pessoa, o sistema verificará se já está cadastrada no e-notariado.
INCLUSÃO DE PESSOAS - Caso a pessoa ainda não esteja cadastrada no e-notariado, clique em Cadastrar pessoa.
- Preencha o cadastro, informando os dados biográficos, colete uma foto e as digitais, além de anexar os documentos pessoais, anexar o cartão de firma do cartório.
- Após informar os dados biográficos e anexar os documentos da pessoa, clique em Nova Foto.
- Selecione se deseja acionar a webcam ou subir um arquivo da foto da pessoa. Após a coleta da foto, será apresentada na tela do cadastro da pessoa.
- Agora deverá coletar as digitais da pessoa. Se ainda não instalou a aplicação de captura, clique em Baixar app de captura.Se já efetuou a instalação do aplicativo de captura das digitais, clique em Coletar digitais.
- Caso o sistema detecte que não há licenças disponíveis para o cartório, deve-se confirmar a aquisição de uma licença adicional. Vale reforçar que a licença é por computador.
- O sistema abrirá automaticamente o software de captura biométrica.
- Efetue a coleta biométrica dos 4 dedos solicitados, na ordem conforme a imagem do dedo destacado em verde pelo sistema.
- Para cada dedo lido, se a coleta for realizada a contento, clique no símbolo
- Se for necessária uma nova leitura do dedo, clique em em
- Se a pessoa apresentar alguma deficiência que impeça a leitura de um dos dedos, pule o correspondente dedo clicando em.
- Após a leitura dos quatro dedos, clique em Enviar digitaispara enviar as biometrias coletadas aos servidores do e-notariado.
- Após submeter a biometria coletada, retorne ao navegador na tela do sistema e clique em Salvar.Pronto, cadastro da pessoa efetuado!
CONSULTA DE PESSOAS
- A qualquer momento, você poderá consultar o cadastro da pessoa para uma nova atualização, validação com o Denatran ou emissão de um certificado digital e-notariado.
- Se a pessoa já estiver cadastrada na base de dados do e-notariado, de qualquer cartório de notas do Brasil, já aparecerão os respectivos cadastros por cartório, apresentando também o número de versões existentes. A lista será apresentada ordenada pela data de atualização do cadastro.
- Você poderá consultar todos os cadastros disponíveis. Para isto, clique sobre o nome da pessoa de um dos cartórios apresentados.
- Será apresentado o detalhe do cadastro da pessoa, com todas as informações lançadas pelo cartório.
- Se precisar cadastrar ou atualizar os dados desta pessoa, a partir do cadastro de outro cartório, poderá criar um cadastro novo para seu cartório, copiando os dados existentes para agilizar a inclusão. Para isto, clique em Copiar cadastro.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo