Solicitar sua Escritura, Procuração, Ata Notarial ou Testamento de forma digital

Modificado em Fri, 08 Mar 2024 na (o) 10:13 AM

Obtenha sua escritura, procuração, ata notarial e testamento de forma digital pela plataforma e-Notariado.


A plataforma e-Notariado é homologada pelo CNJ - Conselho Nacional de Justiça para a realização de atos notariais eletrônicos, conforme previsto no Provimento CNJ Nº 149/2023.


Para solicitar seu ato digital na plataforma e-Notariado, contate diretamente um dos cartórios credenciados de sua cidade por telefone, e-mail ou mesmo presencial.


Para descobrir os cartórios credenciados, acesse esse link AQUI.


O cartório providenciará as minutas do ato notarial solicitado, pedirá que encaminhe para eles seus documentos necessários e quando tudo estiver pronto, agendará uma sessão de videoconferência com você para a confirmação da manifestação de vontade do ato e assinaturas digitais. Tanto a videoconferência quanto as assinaturas digitais ocorrerão na plataforma e-Notariado.


Para a assinatura do ato notarial digital você precisará de um certificado digital notarizado ou ICP-Brasil. O certificado digital notarizado é emitido gratuitamente pelos cartórios credenciados, sendo que sua identificação  pode ser feita de forma remota por videoconferência com o cartório selecionado, caso não existam restrições. 


Solicite seu certificado digital notarizado gratuitamente, preenchendo o formulário de solicitação desse link AQUI.

Como resultado de todo o processo de emissão do ato notarial digital, você receberá do cartório emissor o TRASLADO DIGITAL nas versões assinada e de impressão, em formato PDF.

A versão assinada do traslado digital é a de comprovação jurídica efetiva, pois contém a assinatura digital do tabelião de notas ou preposto autorizado.


Você também pode apresentar a versão de impressão do traslado digital, a qual como o próprio nome diz, tem por finalidade ser armazenada ou apresentada a terceiros de forma impressa.  


A cópia impressa da versão assinada do traslado digital perde a validade jurídica, pois vira uma simples cópia. Portanto, caso deseje apresentar uma versão impressa do traslado a terceiros, utilize a versão de impressão do traslado digital que tem em sua última folha o Manifesto de Assinaturas, contemplando o Qr Code e código de validação.


Quem recebe um ato notarial digital pode validar sua autenticidade a qualquer momento na plataforma e-Notariado nesse link AQUI.

A validação pela versão assinada, efetuando o upload do PDF é o método mais seguro, pois o sistema já faz tudo de forma automática. 

Se validar pelo Qr Code ou código de verificação, deve baixar o documento que será apresentado no resultado e comparar os conteúdos com a versão assinada. 



Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo