AEDO - Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos

Modificado em Tue, 02 Apr 2024 na (o) 10:36 AM

ÍNDICE


Introdução


AEDO é a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ em seu Provimento nº 164/24, e desenvolvida em parceria com a Coordenação-Geral do Sistema Nacional de Transplantes - CGSNT.


A emissão da AEDO é gratuita para o solicitante.


O interessado em doar órgãos, preenche um formulário diretamente no sistema e-Notariado, o qual é recepcionado pelo cartório selecionado. Em seguida, o cartório agenda uma sessão de videoconferência para identificar e coletar a manifestação de vontade do solicitante. Por fim, o solicitante e o notário assinam digitalmente a AEDO que fica disponível para consulta pelos responsáveis do Sistema Nacional de Transplantes.



O primeiro passo para solicitar sua AEDO é possuir um Certificado Digital Notarizado ou ICP-Brasil. Com o certificado digital, você acessará a área restrita para solicitar a AEDO e depois assinará digitalmente esse documento. 


Caso não tenha um certificado digital, solicite gratuitamente o Certificado Digital Notarizado com um cartório credenciado.  Para solicitar agora seu certificado digital notarizado, clique nesse link AQUI.



Quem não pode doar?


* Pacientes portadores de insuficiência orgânica que comprometa o funcionamento dos órgãos e tecidos doados, como insuficiência renal, hepática, cardíaca, pulmonar, pancreática e medular; 


* Portadores de doenças contagiosas transmissíveis por transplante, como soropositivos para HIV, doença de Chagas, hepatite B e C, além de todas as demais contra-indicações utilizadas para a doação de sangue e hemoderivados; 


* Pacientes com infecção generalizada ou insuficiência de múltiplos órgãos e sistemas; e 


* Pessoas com tumores malignos – com exceção daqueles restritos ao sistema nervoso central, carcinoma basocelular e câncer de útero – e doenças degenerativas crônicas.


Solicitação da AEDO


Para solicitar a emissão da AEDO, o interessado poderá acessar o sistema pelo navegador de seu computador (www.aedo.org.br) ou pelo app e-Notariado.


  1. Se abrir pelo app e-Notariado, acesse a opção AEDO - Doação de Órgãos
     
  2. Se preferir abrir o sistema pelo navegador de seu computador, acesse o endereço aedo.org.br 


  3. Clique em Ir para formulário, caso já tenha seu certificado digital notarizado emitido, caso contrário, clique em Solicite seu certificado digital notarizado para abrir o formulário de solicitação.
     
  4. Selecione seu certificado digital e clique em Acessar. Se estiver utilizando o certificado digital notarizado, autorize o acesso no seu celular, caso contrário, informe a chave de acesso de seu ICP-Brasil.
     
  5. ETAPA1 - informe os dados do solicitante, e depois clique em Próximo.
     
  6. ETAPA 2 - selecione os órgãos que deseja doar.

    Marque os órgãos que serão doados. Se preferir, selecione Todos.
  7. Clique em Próximo.
     
  8. ETAPA 3 - selecione o cartório que fará o atendimento de sua solicitação. Para isto, clique em Selecione o cartório.

    Serão relacionados os cartórios do município de seu domicílio. Selecione um cartório de sua preferência, clicando sobre o nome dele.

    Após selecionado o cartório, clique em Próximo.
       
  9. ETAPA 4- a partir dos dados informados nas etapas anteriores, o sistema gera automaticamente a Declaração de Doação de Órgãos, Tecidos e Partes do Corpo Humano, a qual será assinada digitalmente.
    Confira os dados informados e se tudo estiver de acordo, clique em Enviar.

    Leia a declaração de responsabilidade e confirme o envio ou revise o preenchimento dos dados nas etapas anteriores.
     
  10. Após confirmado o envio, o sistema informa que sua solicitação foi encaminhada ao cartório, sendo que poderá acompanhar na opção Solicitações. Clique em OK.
     
  11. A solicitação pode ser acompanhada nessa opção do sistema.

    Ao detalhar sua solicitação, poderá verificar o andamento no quadro Progresso de solicitação.
     
  12. Agora aguarde o cartório para analisar sua solicitação e agendar a sessão de videoconferência com você. Você também assinará digitalmente a AEDO quando o cartório disparar o processo de emissão.



Videoconferência para confirmação de identidade e autoria

Após concluir sua solicitação da AEDO e o cartório recebê-la para atendimento, entrará em contato para agendar uma videoconferência com você. O objetivo dessa videoconferência é confirmar sua identidade e autoria para assinar digitalmente a AEDO.


Para maiores detalhes do processo de videoconferência clique AQUI.



Assinatura digital da AEDO

O cartório além de agendar a videoconferência também disparará a solicitação de assinatura digital da AEDO.

Quando isso ocorrer, você receberá o e-mail abaixo e deverá clicar em Assinar documento.


Clique em Assinar.

Selecione seu certificado digital e clique em Assinar. 

Após confirmar a assinatura no seu celular, se estiver utilizando o certificado digital notarizado, ou informar o PIN de seu certificado digital ICP-Brasil, o sistema indicará que o documento foi assinado.

Agora aguarde o responsável do cartório assinar digitalmente também para receber sua AEDO emitida.


Documento final da AEDO


Quando a emissão da AEDO for finalizada, você poderá baixar diretamente no sistema em formato PDF ou o cartório enviará para você por algum meio de comunicação.



É importante que seus parentes sejam comunicados a respeito da emissão de sua AEDO, enviando o documento PDF para eles também, pois poderá agilizar bastante o processo de consentimento para o transplante dos órgãos em caso de seu falecimento.

Vale destacar também que os profissionais do Sistema Nacional de Transplantes poderão consultar a existência de AEDO, consultando pelo seu CPF no sistema, mesmo sem a apresentação do documento por um dos familiares.





Revogação da AEDO


Caso deseje alterar uma AEDO já emitida anteriormente ou mesmo regová-la em definitivo, basta acessar o formulário de solicitação como se fosse uma nova solicitação.


Para alterar uma AEDO já anteriormente emitida, deverá revogá-la com o cartório e fazer uma nova solicitação em seguida.



Após seu acesso com certificado digital, o sistema informará que já tem uma AEDO emitida e deverá confirmar para o direcionamento à página do documento.


Ao detalhar o documento, clique em Revogar documento.


Preencha ou confirme os dados solicitados


Clique em Próximo se desejar manter o cartório para a revogação de sua AEDO, caso contrário, selecione um outro cartório e clique em Próximo em seguida.


Confira o documento de revogação e clique em Enviar.


Será criada uma solicitação de revogação da AEDO para o cartório selecionado. 


Do mesmo modo que a emissão da AEDO, você precisará fazer uma videoconferência com o cartório e realizar sua assinatura digital no documento de revogação.


Após concluída a revogação da AEDO, poderá solicitar uma nova declaração com os órgãos que deseja doar.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo