ÍNDICE
Introdução
Os Certificados Digitais Notarizados podem ser emitidos de forma presencial ou remota. Se for presencial, as digitais da pessoa deverão ser coletadas, caso contrário, se for remota, deve-se realizar uma sessão de videoconferência com o interessado.
Em ambas as situações, a realização da prova de vida e a validação com o Datavalid ou a Base Nacional Biométrica do e-Notariado são uma etapa obrigatória no processo de emissão dos certificados.
Atendimento de solicitações recebidas
Acesse o Fluxo de Assinaturas e na opção 'Solicitações', confira as solicitações de certificados digitais criadas pelos clientes.

Emissão de certificados
É possível emitir os certificados digitais notarizados de forma presencial ou remota. Se for presencial, as digitais da pessoa deverão ser coletadas, caso contrário, se for remota, deve-se realizar uma sessão de videoconferência com o interessado.
Em ambas as situações, a validação biométrica é uma etapa obrigatória no processo de emissão.
Acesse o módulo CCN e efetue a consulta do CPF.

Serão relacionados os cadastros desse CPF em todos os cartórios de notas do Brasil. Clique sobre o Nome no cadastro do próprio cartório que irá emitir o certificado.

Caso ainda não exista um cadastro dessa pessoa em seu cartório, veja como cadastrá-la nesse material AQUI.
Para isto, clique em 'Certificação'.

Se a pessoa já tiver um certificado digital emitido em seu cartório, já aparecerá a indicação nesta tela

![]() | Indicativo de emissão presencial |
![]() | Indicativo de emissão remota |
![]() | Indicativo de prova de vida (liveness) realizada |
Emissão presencial
Para emitir um novo certificado digital presencialmente, clique em "Emitir certificado presencialmente".

Na etapa 1, o sistema apresentará os dados de emissão do certificado. Se estiverem corretos, clique em "Prosseguir", caso contrário, clique em "Editar cadastro" para corrigir os dados lançados.

Na emissão presencial, é obrigatória a coleta das digitais da pessoa. Caso não seja possível coletar um dos dedos em razão de deficiência, registre o aceite de ciência do estabelecimento no Código de Normas do Extrajudicial e clique em “Continuar com cadastro biométrico incompleto”.
Se a coleta das digitais tiver sido esquecida, clique em “Completar cadastro” e realize a coleta normalmente.

Dispare o e-mail ao solicitante com o link para realizar a prova de vida pelo celular.
Solicite que o solicitante realize a prova de vida diretamente no celular dele, iniciando o processo ao clicar no link recebido por e-mail.

O solicitante terá até 10 tentativas para realizar a captura da prova de vida com sucesso.

Quando o solicitante concluir a prova de vida com sucesso, será exibida a foto coletada acompanhada da indicação “SUCESSO”. Clique em "Continuar".

Na etapa 3, o sistema realizará a validação da foto coletada na prova de vida junto ao Datavalid ou à Base Nacional Biométrica do CCN.
Se os percentuais de similaridade estiverem dentro do limite permitido, a emissão do certificado será liberada. Para isso, clique em “Autorizar emissão”.

O sistema já apresentará o QR Code para a emissão do certificado.

Peça ao solicitante do certificado digital instalar o app e-Notariado e efetuar a leitura do QR Code, na opção 'Ler QR Code'.

Confira o processo completo de emissão no celular do solicitante nesta documentação:
Após a emissão de certificado no celular do solicitante, clique no ícone de refresh para atualizar e consultar os dados da emissão.

Emissão remota
Se a opção for por emissão remota do certificado, clique em Emitir certificado remotamente.

O sistema validará se os dados obrigatórios foram preenchidos. Se estiverem corretos, apresentará a tela para confirmar os dados de emissão. Clique em 'Verificar Dados'.

Confira se os dados estão corretos e clique em 'Iniciar'.

A próxima etapa será disparar a prova de vida e realizar a sessão de videoconferência.
Para isto, copie o link da reunião e compartilhe com o solicitante para conseguir acessar a reunião virtual. Depois, clique em 'Entrar entre na videoconferência'.

Enquanto o solicitante não clicar no link da videoconferência, será apresentada a tela abaixo:

O solicitante ao clicar no link da videoconferência, deverá informar seu nome completo e CPF e depois realizar a prova de vida.
![]() | ![]() |
|
O emissor do cartório poderá acompanhar o andamento da realização da prova de vida por parte do solicitante.

Caso o solicitante não consiga coletar a prova de vida em três tentativas, o cartório terá que reiniciar a emissão do certificado, criando um novo link da videoconferência para que o solicitante tente novamente.
Assim que o solicitante conseguir realizar a prova de vida a contento, será direcionado à sala de espera da videoconferência, aguardando a entrada do usuário do cartório.

A foto coletada na prova de vida será apresentada em tela, ao lado da foto atual do cadastro do CCN. Fique atento em verificar visualmente a similaridade das fotos.
Clique em 'Iniciar videoconferência' para entrar na sessão e efetuar a gravação de identificação do solicitante.

Assim que terminar a videoconferência com o solicitante, clique em 'Continuar' para avançar para a etapa 3.

Clique em 'Continuar' para que o sistema efetue as validações biográficas e biométricas com a base nacional do CCN e/ou Datavalid.

Confirme novamente se os dados apresentados estão corretos e clique em 'Continuar'.

O sistema confrontará a foto coletada na prova de vida com as bases biométricas do CCN e/ou Datavalid e apresentará o percentual de similaridade da foto.

Para verificar todos os dados biográficos e biométricos validados, navegue até a aba 'Detalhes' e confirmar os percentuais de similaridade.

O sistema só permitirá avançar na emissão se os percentuais de similaridade obtidos estiverem acima do mínimo parametrizado no CCN.
A validação dos dados no Datavalid, realizada nesta etapa 3 do processo de emissão do certificado digital, é gratuita para o notário. Entretanto, se o cartório efetuar a validação Datavalid na aba Detalhes do cadastro, será tarifado.Se o resultado da validação biométrica for positivo, dispare para o solicitante o e-mail de emissão do certificado digital notarizado.

Clique no botão de Refresh para atualizar a tela e confirmar que o certificado foi emitido. O termo de titularidade assinado diretamente no celular da pessoa será também apresentado nesta tela, não sendo mais necessária sua impressão.
Observação: ao emitir um novo certificado digital para a pessoa, os emitidos anteriormente pelo cartório serão revogados automaticamente pelo sistema.
Processo de emissão no celular do solicitante
O solicitante do certificado digital notarizado deverá ler o QR Code de emissão, ou clicar nos links disparados por e-mail ou sms pelo cartório para iniciar o processo de emissão.
Seguem as etapas de emissão no celular:
![]() | ![]() | ![]() |
![]() | ![]() | ![]() |
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo










