e-Not Assina - Validar autenticidade de documentos

Modificado em Fri, 14 Apr 2023 na (o) 12:20 PM

ÍNDICE


Introdução


Os documentos assinados no e-Not Assina apresentam em sua última página, a representação dos reconhecimentos das assinaturas eletrônicas pelos tabeliães de notas. Nessa página também, há os dados para a validação da autenticidade do documento, a saber, o Qr Code, o código e o link de validação.

  

A qualquer momento é possível validar a autenticidade dos documentos do e-Not Assina, acessando o endereço www.docautentico.com.br/valida. Como atalho, também é possível ler diretamente o Qr Code ou acessar o link informado na última página do documento.

  


Embora seja possível imprimir o documento e apresentar a versão impressa a quem de direito, vale ressaltar que o documento de comprovação jurídica será sempre a versão digital contendo as assinaturas digitais das partes e do tabelião que fez o reconhecimento da assinatura eletrônica.

Validar Autenticidade pelo Qr Code ou link de validação


Ao ler o Qr Code ou mesmo acessando o link apresentado na última página do documento, será direcionado automaticamente para a tela de validação do e-Notariado, já apresentando o resultado da validação.


Se o resultado da validação for positivo, serão apresentados os dados de indicação de autenticidade, além dos dados dos signatários e tabelião que fez o reconhecimento das assinaturas digitais. Também será possível baixar a versão armazenada no sistema para comparação do conteúdo com a versão apresentada pela parte.




Validar Autenticidade pelo código de validação


Uma outra alternativa de validação é acessar o endereço www.docautentico.com.br/valida e informar o código de validação apresentado na última página do documento.


Validar Autenticidade com o upload do documento


Também é possível validar a autenticidade do documento, efetuando o upload do arquivo PDF. Para isto, na tela de validação, arraste ou efetue o upload do arquivo PDF com as assinaturas eletrônicas reconhecidas. Depois, clique em Validar.




Resultados da validação


Se o documento for autêntico, será apresentada essa indicação, com as informações correspondentes.


Caso o documento não seja autêntico, portanto sem efeito jurídico, será apresentada a mensagem correspondente.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo